quarta-feira, 13 de maio de 2009

O IMPACTO DA TECNOLOGIA NO MEIO AMBIENTE



Nada disso adianta se não começarmos primeiramente pela concientização, não adianta ficar falando de tratados, protocolos, ou outras uniões mundiais por aí se não houver a iniciativa de cada um. Não estou aqui para dar lições de ambientalismo no fórum, apenas fazer as cabeças pensarem mais sobre nosso planeta e futura geração.
Todo mundo está vendo que a tecnologia da informática cada vez mais evolui, exemplo são as diminuiçõe dos "nanos" por exemplo, fazendo assim a redução do consumo de energia, isso até que seria uma boa "mão na roda" a não ser pelos usuários mais avançados, pois a maioria desses técnicos, vamos chamar assim, usam essas vantagens para sí, para aumentar a performance (mesmo que seja insignificante para o aspecto humano perceptível) de suas máquinas com o famozo overclock Confused
Calma pessoal, não vamos malhar o judas aqui certo? Os computadores ainda consomem pouca energia enquanto estão funcionando, mesmo com overclocks altos não é comparável ao maior problema da informática, a produção.
O maior problema é a produção das máquinas em sí, os componentes na sua pequena durabilidade e a grande quantidade de energia necessária para construí-los, pois fazem dessas máquinas campeãs de consumo entre todos os aparelhos domésticos na fabricação.
Apesar da evolução dos componentes eletrônicos, é raro ver alguma companhia eletrônica se preocupar em criar componentes biotecnológico (tecnologia que permite a utilização de material biológico como plantas e animais, para fins industriais), mas ainda sim existem organizações que pensam nisso, como a produção de celulares totalmente biotecnológica que já existe no mercado, mas quem quer saber disso, quantos megaultrapixels tem a câmera desse celular? Mas por outro lado, se podem fazer isso com um pequeno aparelho de telefone móvel, porque não em computadores?
Vendo por esse lado, poderiamos afirmar que os computadores são um sério risco para o meio ambiente, devido ao grande volume de energia e recursos materiais necessários à sua produção e às montanhas de lixo tóxico que formam ao serem descartados. E quanto mais sofisticados os componentes, mais elevados são os requisitos de pureza dos materiais para a fabricação, que resulta em gastos ainda maiores.
Vejamos um exemplo que, para se fazer um chip de memória que pesa duas gramas, é preciso usar 1,3 Kg de combustível fóssil e matéria prima, Shocked e acreditem, isso afeta e MUITO no meio ambiente. Podemos também citar a produção de PCB´s, que gera enorme quantidade de água contaminada

A reciclagem de computadores não resolve o problema, pois normalmente só se recupera os metais. Os componentes hi-tech e as peças plásticas, que são os que mais consomem energia na fabricação por incrível que pareça, são perdidos.

Todos podemos ajudar, uma forma para amenizarmos os efeitos destrutivos do meio ambiente voltado a área de informática, é elevando a expectativa de vida dessas máquinas, embora seja muito difícil para os Heavy User entusiastas como eu.

Vender ou fazer upgrade em computadores usados oferece de cinco a vinte vezes mais economia de energia do que reciclar. Portanto para reduzir esse impacto ambiental a melhor maneira é mesmo estender a vida útil dos computadores o máximo que pudermos. Mas grande parte dos usuários mais avançados trocam o pc inteiro por apenas alguns segundos calculados no "SUPER PI", ou para ter alguns pixels a mais na hora de jogar um game.

Hoje está se tornando mais barato e mais fácil comprar uma máquina nova do que fazer um upgrade, pois quando for trocar um processador, já está com o "soquete" ou as "memórias" fora de linha. Por um lado o custo dos computadores baixo é bom, pois até as pessoas com mais dificuldades estão tendo acesso a informática que hoje, considero uma das coisas mais importantes que todo mundo tem que saber, seja para um novo emprego, estudos ou uma simples leitura.

A Dell (www.dell.com), por exemplo, é uma empresa que vem recondicionando e revendendo computadores de seus mercados empresariais, em troca de uma pequena taxa, a Dell recolhe máquinas velhas para a reciclagem, pelo menos isso lá fora.
A União Européia exige a reciclagem de todos os computadores desde 2005, mas muito ainda precisa ser feito para aumentar a sustentabilidade da informática, quem cumpre com esses requisitos?

Mas o que nós consumidores podemos fazer para diminuir o impacto ambiental? Podemos começar diminuindo o fardo de nossos aparelhos eletrônicos.

Como estamos falando especificamente de informática e o seu impacto sobre a natureza, podemos citar um exemplo de "diminuição de fardo" nesse segmento como o aproveitamento dos computadores pelo maior tempo possível (se possível), e na troca da máquina aconselho a doá-las (ou vendê-las), e até mesmo comprar máquinas usadas se for um um micro-empresário por exemplo, caso use apenas para trabalhar com sistemas de documentação, digitação e internet.
Outra dica importante para os Downloaders "Torrents" de plantão, seria DESLIGAR os computadores à noite, caso seja impossível esperar para baixar aquela "receita de bolo" tão importante, pelo menos assegurar que os modos de espera estão funcionando, deixar o monitor desligado, pois esses "pequenos detalhes" ajudam no no aspecto ambiental e seu bolso agradecerá no final do mês.

14 comentários:

  1. o impacto da tecnologia no meio ambiente e muito alto pois e descartado componentes de maquinas que poluem o meio ambiente e prejudicam a saúde de todos seres do planeta e poluem terras e aguas



    Francisco Reinaldo da silva Júnior 1°ano B sala 4

    ResponderExcluir
  2. Se toda as empresas fizessem de acordo com o comentário faz,o mundo seria diferente!Colocassem nos computadores os componentes eletrônicos,quando os computadores fossem jogados fora, não poluiam o meio ambiente.! Obrigado.
    ]

    Janrsey
    1º C
    25/05/09

    ResponderExcluir
  3. Que para salvarmos o mundo precisamos ter conciencia para ñ destruirmos e devasta lo




    fabyo : Bylyk Evoluxion

    ResponderExcluir
  4. Realmente hoje em dia o impacto da tecnologia no ambiente é muito grande, mas por outro lado a tecnologia hoje em dia ajuda muito na vida das pessoas, auxiliando em muitos trabalhos difíceis, como pesquisas.Mas por outro tem pessoas que não sabem utilizar de maneira adequada,descartando no meio ambiente, prejudicando a muitas espécies de animais e espécies em extinção.

    Ericson Davi Oliveira Fernandes 1º ano "C" Sala:05

    ResponderExcluir
  5. A tecnologia pode prejudicar o meio ambiente, todos devemos nos concientizar, temos que ter a iniciativa de cuidar do que é nosso e que será dos nossos filhos, há várias formas de ajudar o meio ambiente como a reciclagem de metais, etc. nós que somos os consumidores deveriamos ajudar com a reciclagem de computadores, mesmo não sendo o suficiente já é um começo.
    devemos ajudar para depois não ficarmos sem algo tão bonito que é o meio ambiente.
    clesivânia 1º ano "c"

    ResponderExcluir
  6. a reciclagem de computadores não resouve muito o problema porque a poluicão ta tomando conta do mundo
    uma forma de ameniza os efeitos é volta a area de informateca e elevara expectateva de vida dessa maquinas

    lucas carvalho rocha 1ºc

    ResponderExcluir
  7. o impacto da tecnologia no meio ambiente e muito alto pois e descartado componentes de maquinas que poluem o meio ambiente e prejudicam a saúde de todos seres do planeta e poluem terras e aguas

    AS: LUAN 1 E

    ResponderExcluir
  8. eu acho que cada vez que mas computadores são feitos com mas tecnologias mas sofrera o planeta,com o passar do tempo os computadores serão descartados e quem vai sofrer com isso vai ser o nosso planeta.

    ResponderExcluir
  9. reciclagem dos computadores nao resolve porque ? se nos seres humanos não fazer suas parte mundo não vai muda..

    ass.marcos 1 ano E

    ResponderExcluir
  10. O Impacto Tecnológico está aumentando cada vez mais pois toda vez que os produtos vão se avançando, as pessoas vão descartando os produtos "Ultrapassados", mas em vez de procurar um ponto certo para jogar o lixo tecnológico elas jogam em lugares abertos e com contato com os seres vivos e o meio ambiente, e com isso prejudica tanto a mãe-natureza quanto os seres humanos !!

    Eduardo Júnior 1º Ano "B" Sala 4

    ResponderExcluir
  11. O Impacto Tecnológico está sério pois esta afetando tudo, tanto nós seres humanos como a fauna e flora !

    Gean Mauricio 1º Ano "B" Sala 4

    ResponderExcluir
  12. alguém pode me dar algumas matérias sobre esse mesmo tema?
    obrigado!

    ResponderExcluir
  13. alguém pode me dar algumas matérias sobre esse mesmo tema?
    obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Am... a tecnológia está acabando com o meio ambiente "Como assim?" Bem nós estamos enfrentando a grande "Obesidade" por causa da internet ou seja aqueles plásticos aqueles recipentes entre outros etc... estão sendo jogados na natureza por esse tipo de pessoas.. ESPERO QUE UM DIA ISSO MUDE PQ Ñ PODEMOS VIVER EM UMA CIDADE ASSIM!.. #FeceBUllyng hahahahaha nd haver hahahaha

    ResponderExcluir